quinta-feira, 12 de março de 2009

Deus está perto

A partir do momento que nos damos conta desta realidade maravilhosa toda a vida ganha um novo sentido

Quem de nós nunca pôde olhar para o alto, contemplar as estrelas e se dar conta da imensidão do que foi criado, e que em cada estrela que percebemos, numa distância inimaginável... Diante da vastidão do universo, você agora está aí, lendo esta mensagem. A gente se sente pequeno quando pensa desta forma, não? O ser humano não parece ser mais do que uma poeira cósmica.

No meio da rua, numa multidão nas grandes avenidas, quantas pessoas passam, a todo instante, debaixo do sol do meio-dia? Não sei se você já parou pra pensar, mas às vezes fico olhando as pessoas passarem tentando imaginar como são os seus dias: certamente muito diferentes dos meus em alguns aspectos, talvez nem tanto em outros... mas certamente me surpreenderia com a diversidade de padrões de vida que podemos encontrar ao nosso redor, às vezes em alguém por perto, sem nos darmos conta.

Diante de tudo isso, há quem não se sinta só? E quem não tende a relativisar seus próprios "grandes" problemas quando contempla realidades tão diversificadas? Pessoas com problemas de todo tipo e natureza?

Agora, imagine que sobre tudo isso, há alguém que lhe conhece desde pequeno e que sabe tudo a seu respeito. Alguém que estava lá quando você caía na primeira infância, que lhe via chorando escondido, que conhecia todos os seus esconderijos, que conhecia suas maiores trelas, e que ainda hoje não sai de perto de você, conhecendo até seus segredos mais escabrosos... Esse alguém é um especialista a seu respeito: sabe tudo sobre você.

A princípio, é compreensível que você se sinta meio constrangido ao imaginar que há alguém que lhe "vigia" o tempo todo. Vê tudo, ouve tudo, em todo momento e lugar. A impressão que ficaria seria esta, se não fosse mais do que isso. Pense: quem pode ser tão bom a ponto de lhe aturar tanto? Se sabe tudo a seu respeito, como ainda não desistiu de você?

Este é o Deus que o cristianismo propõe a você. Um Pai amoroso que lhe ama com amor eterno, e que antes mesmo que você nascesse, já fazia planos a seu respeito, mesmo que sua concepção tenha sido uma surpresa até pros seus pais. Ele lhe desejou, e fez um grande projeto para a sua vida, grandes planos a seu respeito, e continua fazendo, apesar das tuas maiores quedas e frustrações. Este Deus continua, apesar de tudo, esperando o melhor de você. E não só espera isso de você, como cuida para que você consiga achar saídas para os maiores problemas que possam surgir na sua vida. Até para aqueles que podem levar ao desespero, Ele tem o remédio, e com o passar dos dias, você vai percebendo.

Ele um dia deu a prova. Quis dar o maior sinal de todos. Enquanto a humanidade inteira se escondia dele, ele enviou seu melhor filho, chamado Jesus, Deus Conosco, para nascer de uma mulher, como você nasceu, e caminhar entre nós. Aqui, ele esteve sujeito a tudo, e não só isso mas experimentou tudo o que há de mais baixo na humanidade: fome, sede, traição, solidão, angústia, dor... mas fez o que precisava fazer: num ato extremo, não negou o sentido de sua própria vida de tal forma que permitiu que lhe pusessem numa cruz após inúmeros escárnios. Este castigo era cedido apenas àqueles que cometiam os crimes mais hediondos da sociedade. Ele era inocente, e esteve lá.

Mas o que você tem a ver com isso? Tem tudo a ver. Porque naquele momento, por mais absurdo que possa parecer, era em você que ele pensava. Não era na humanidade, era para cada um, era inclusive para você. Em outras palavras, se ele quisesse que apenas você tomasse conhecimento do quanto ele lhe ama loucamente, até as últimas conseqüências, ele teria se sacrificado da mesma forma. O preço da Cruz, é o preço da sua felicidade.

Hoje há dias de solidão, de tristeza, em que nos sentimos um nada. Dias em que nada dá certo. Não se desespere: absolutamente, Ele está lá. Nestas horas, já não há nada a perder, pelo contrário: tudo a ganhar. Não vai fazer mal respirar fundo e calmamente dizer em meia-voz: "Sim, Senhor: eu creio que estás aqui e que jamais me deixarás sozinho(a)". Deus não é um sentimento. Ele simplesmente é. E sempre, sempre, terá tempo para você. Acredite, deixe-se levar por esta verdade.

Você não está só...

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou vivendo momentos em difíceis em minha vida, e estas palavras me tocaram profundamente (chorei). Creio que Deus usou você como instrumento para transmitir esta mensagem. Que Deus devolva a você em forma de bençãos.